O Hashomer Hatzair é um movimento juvenil judaico sionista que, desde sua fundação em 1913, tem como objetivo promover a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com ênfase no aprendizado através da educação não formal, desenvolvimento pessoal e ação social. Mundialmente, o movimento está presente em diversos países, com uma forte rede de jovens comprometidos com valores como a justiça social, a educação, a liderança e a conexão com a comunidade judaica e Israel. Através de atividades educativas, culturais e sociais, o Hashomer Hatzair busca formar líderes que possam contribuir para um mundo melhor.

Localmente, o Hashomer Hatzair Brasília iniciou suas atividades em 2009, com o apoio da ACIB (Associação Cultural Israelita de Brasília) e do Hashomer Hatzair Brasil. Desde então, o movimento tem se expandido, reunindo jovens interessados em vivenciar os ideais sionistas e de justiça social. Os chanichimot (educandos) têm idades entre 4 e 16 anos, enquanto os madrichimot (líderes) são jovens a partir de 17 anos. Em 2017, o grupo foi revitalizado e desde então realiza atividades como peulot quinzenais, encontros semanais de treinamento de líderes (madrichimot) e eventos como a Mini Machané. O grupo também envia participantes para programas de formação em Israel, como o Shnat Hachshará. Após um breve período de interrupção devido à pandemia de COVID-19, o Ken Brasília retomou suas atividades em 2024 com novos projetos e uma renovada energia para fortalecer ainda mais a comunidade e a integração dos jovens.

Em 2025, o movimento está fortemente estruturado e conta com mais de 30 chanichimot na comunidade, reforçando o compromisso do Hashomer Hatzair Brasília com a formação de líderes e o engajamento juvenil. O movimento oferece um espaço inclusivo e dinâmico para jovens da comunidade judaica, com foco na construção de um futuro mais justo e na promoção do engajamento cívico.