Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Associação sem fins lucrativos, atua amparada por princípios como paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso.
Tem caráter apartidário e representa os mais diferentes setores da comunidade judaica brasileira, independentemente de sua vertente religiosa ou política.
Com sete décadas de existência, desempenha, sobretudo, o papel de um canal de diálogo entre a comunidade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no nível federal. Empenha-se também no estreitamento dos laços com diversos organismos da sociedade civil brasileira.
Estimula e dá suporte a ações nos campos social, político, cultural e educacional, reforçando o sentido comunitário e a identidade judaico-brasileira.
Apoia o Estado de Israel, o movimento sionista e o diálogo pela paz no Oriente Médio. Posiciona-se na linha de frente do combate ao antissemitismo e à intolerância de todos os matizes.
A União do Judaísmo Reformista para a América Latina é o capítulo regional da World Union for Progressive Judaism, o movimento judeu de maior desenvolvimento no mundo que centraliza suas práticas na tradição judaica, no respeito pelos direitos humanos, no pluralismo, na igualdade e na inclusão.
Os valores centrais da UJR-AmLat são o respeito pelos direitos humanos, a justiça social, o cuidado do planeta, o pluralismo, a igualdade, a inclusão baseados no estudo da tradição e da cultura judaicas.
Reconhecem em nossa tradição, a Torá, um sistema de valores que nos guia e inspira Mitzvot, práticas, que acentuam nosso compromisso de respeito pela vida de todos os habitantes do mundo.
A UJR-AmLat é promotora e protagonista do diálogo e da ação inter-religiosa em todos os países nos que está presente e está convencidos de que o judaísmo só pode crescer em liberdade se construir canais de encontro com as comunidades nas que está inserido.